Bom, como eu havia dito, aqui é nada muito planejado, apenas penso em algo e já vou escrevendo. Por isso estou continuando o post anterior, pois havia mais algumas coisas para serem postadas.
NOMECLATURA
Caldo Primário: caldo extraído do 1.º terno da moenda. Tem alta % de açúcares e pureza elevada.
Caldo Misto: mistura dos caldos obtidos na extração do 2º ao 6º terno. Há usinas ainda que utilizam-se de um 7º terno.
Caldo Clarificado: caldo obtido após as operações de tratamento químico, aquecimento e decantação, ficando isenta de impurezas.
Caldo Sulfitado: caldo que contém certa quantidade de anidrido sulfuroso (SO2) integrado ao caldo, após a passagem pela coluna de sulfitação.
Lodo: fração mais densa da decantação do lodo, constituída de material insolúvel sedimentado. É retirado do fundo do decantador.
Torta: resíduos obtido da filtração do lodo dos decantadores. A filtração do lodo é feito através de um filtro a vácuo ou um filtro prensa, o caldo retirado volta para o processo (pois há sacarose nele contido) e atorta de é utilizada na lavoura para a adubação do solo.
Mel Final: mel obtido da massa cozida final destinado a fabricação de álcool. Trocando em miúdos é o açúcar que não se cristalizou.
Mosto: mistura de água, caldo clarificado e Mel Final. O mosto é o alimento das leveduras nas dornas de fermentação.
Xarope: caldo concentrado obtido através da operação de evaporação de parte da água contida no caldo misto
Fosfatos: a % de fosfato (P2O5) no caldo de cana é muito importante no processo de clarificação do mesmo e, consequentemente, na obtenção de açúcar branco. Ele participa das reações de floculação com a cal, adicionada no tratamento químico do caldo. É conveniente que os caldos tenham um teor de fósforo maior que 200 mg/litro. Quando apresentarem valores menores que este, deve-se dosar ácido fosfórico no processo de clarificação.
E é só...
É lógico que não foi colocado tudo aqui, mas conforme formos passando as etapas da fabricação, e for surgindo alguma coisa, eu coloco os significados.
Por enquanto é só, até o próximo post!
Obs: próximo post veremos os tipos de caminhão que existe em uma usina. Não percam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário