quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MESA ALIMENTADORA E INDICE DE PREPARO

Faaaaala pessoas do meu Brasil varonil !!
Peço desculpas por essa sumida, mas é que a correria do dia a dia não me possibilitava voltar para cá. Mas cá estou! Hoje adentraremos ao mundo do Açúcar e Álcool em uma parte mais técnica. É importante também para que você conheça o processo de fabricação de ambos. Preparados? Então vamos...!

O processo de fabricação é bem simples, porém tratarei cada etapa em um post diferente, e com algumas ressalvas com a experiência que eu tive (que não é muita, mas já ajuda).

A cana após pesada e gerado o ATR pode ter até três destinos diferentes: direto para a mesa alimentadora, onde será moído para extração do caldo; em barracão de armazenamento, uma técnica já não mais utilizada pois através de estudo foi comprovada que quanto mais tempo demorar para se moer a cana, menor a produtividade e maior o consumo de insumos como antibióticos e bactericidas; e ao pátio que se assemelha ao barracão, porém uma desvantagem que é ao céu aberto.

Visão do barracão da ponte

As usinas mais modernas utilizam-se de um sistema de Logística perfeita, fazendo com que o transporte da cana até a usina não seja falho e que seja alimentado 24h por matéria prima, dispensando assim, o uso de um local de armazenamento.

Após se encaminhar para a mesa alimentadora, o caminhão para em frente ao HILO que é essa estruta abaixo que auxilia o caminhão para "tombar" toda a carga na mesa.

 Visão do Hilo ao lado de fora

Visão do hilo da parte de dentro do barracão

Após tombada e antes de ser moída, a cana passa por uma processo de lavagem para que seja retirado boa parte da terra que vem junto da lavoura.
O processo de lavagem já foi bem criticado, por usar milhares de litros d'água. Mas posteriormente a isso, engenheiros conseguiram fazer uma cadeia fechada onde a água que é utilizada na lavagem da cana seja tratada e volte a lavar outras toneladas de cana.
Um novo processo também, é a lavagem de cana a seco, que se utiliza de grande "ventiladores" para retirar da cana impurezas como a palha, porém, é um sistema que ainda está em estudo e que por enquanto só utilizado em corte de cana mecanizada!

Lavagem de Cana

Lavada a cana, ela ainda não está pronta para ser moída, afinal a cana possui uma casca rígida que precisa ser rompida para que o processo de moagem seja mais eficaz.
Para isso existe o índice de preparo que nada mais é que o rompimento dessa casca através de facas, martelos e um desfibrador.
Para o melhor desempenho e melhor abertura da células da cana é necessário um conjunto de picador de facas fixas, eixo espalhador, picador de martelos oscilantes e um desfibrador do tipo Tongat.
É importante ressaltar que esse índice de preparação, por mais que não pareça, é utilizado apenas para abertura das células, não se extrai caldo nesse processo.
Em uma moenda o índice de preparo é de 85~90% de abertura das células. Já em um difusor, esse índice precisa ser maior pois para a extração utiliza-se apenas água quente, portanto, o índice de preparo pode chegar até 97%.

 Facas
 Martelos
Desfibrador

Após o preparo, a cana desfibrada passa por uma mesa de borracha onde acima está localizado o "eletroímã" para que seja retirado quaisquer objetos metálicos que possam comprometer os dentes dos rolos da moenda.

Depois dessa etapa, a cana está pronta para moagem!!!
Mas isso, é só no próximo post!

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário