sábado, 20 de novembro de 2010

SERRAGEM E LODO PODEM VIRAR "BRITA"

Fala galerinha...
Hoje trago mais uma reportagem sobre os resíduos da cana de açúcar. Mais uma prova de que há muito ainda o que descobrir! E fica aqui o apelo a empresários do setor de construção civil para que busquem alternativas, como cita a Juliana no final da reportagem.

Não é somente a cinza que pode se transformar em concreto. Outra pesquisa do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal  de São Carlos (UFSCar) descobriu que o lodo gerado em estações de tratamento e a serragem de madeira pode substituir a pedra britada. "Com os dos materiais, fazemos uma espécie de bolinha que entra no lugar da brita na mistura. Mas é um concreto para ser utilizado em lajes, por exemplo, como o de cinza da cana", disse o engenheiro civil Almir Sales.
Segundo ele, esse concreto já foi patenteado e apresentou menor condutividade de calor. "Ou seja, seria ideal para casas em locais quentes, como Ribeirão Preto e São Carlos", disse Sales.
Para a pesquisadora da UFSCar Juliana Moretti, que também está envolvida nos estudos, a maior dificuldade é conscientizar os empresários da importância dessas descobertas. "Como temos bastante recursos naturais no País, ninguém se importa em apostar em alternativas", disse Juliana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário