quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SACAROSE

Para entendermos sobre o processo, precisamos primeiro entender a composição da matéria prima. Sabemos que a cana tem água por sua maioria.  A água tem suas resalvas, mas não é o mais importante na produção de Açúcar e Álcool.

A cana, por sua vez, possui 1 dissacarídeos (sacarose) e 2 monossacarídeos (glicose e frutose). A SACAROSE é usada apenas para a fabricação do açúcar, pois é o único açúcar cristalizável. E a glicose e frutose fica na produção, através da fermentação, do etanol.

A sacarose é um carboidrato (carbono + água) de grande valor energético. Sua forma molecular é C12H22O11. É importante que seja dito que a sacarose na presença de ácidos ou de certas enzimas, sofre uma decomposição transformando-se em dois monossacarídeos (glicose + frutose). Esta reação de hidrólise é conhecida como "inversão" e pode ser representada por:





Como foi dito, os monossacarídeos glicose e frutose não se cristalizam, portanto, em uma fábrica de açúcar deve-se evitar no máximo a inversão de sacarose para que não haja prejuízo.

Mas se a Usina for de Açúcar e Álcool, aquele açúcar que não se cristalizou não é desperdiçado. Ele é utilizado como fonte de "comida" para as leveduras na fermentação. Essa massa de açúcar que não se cristalizou é chamada de Mel Final. Esse mel final é misturado com água e caldo clarificado e forma o que chamamos de Mosto. O mosto é a "comida" para a levedura.

Portanto, em uma usina nada se joga fora. Estamos no século XXI onde o desperdício não é mais aceito. O desenvolvimento Sustentável está ai. E as usinas não ficam pra trás. Nos acompanhe e verás o quanto vale a pena acreditar nesse potencial.

Um forte abraço, e até o próximo post.

Nota: próximo post falaremos sobre nomenclatura empregada nas usinas. Não percam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário