sexta-feira, 29 de outubro de 2010

NOMENCLATURA PARTE 2

Bom, como eu havia dito, aqui é nada muito planejado, apenas penso em algo e já vou escrevendo. Por isso estou continuando o post anterior, pois havia mais algumas coisas para serem postadas.

NOMECLATURA

Caldo Primário: caldo extraído do 1.º terno da moenda. Tem alta % de açúcares e pureza elevada.

Caldo Misto: mistura dos caldos obtidos na extração do 2º ao 6º terno. Há usinas ainda que utilizam-se de um 7º terno.

Caldo Clarificado: caldo obtido após as operações de tratamento químico, aquecimento e decantação, ficando isenta de impurezas.

Caldo Sulfitado: caldo que contém certa quantidade de anidrido sulfuroso (SO2) integrado ao caldo, após a passagem pela coluna de sulfitação.

Lodo: fração mais densa da decantação do lodo, constituída de material insolúvel sedimentado. É retirado do fundo do decantador.

Torta: resíduos obtido da filtração do lodo dos decantadores. A filtração do lodo é feito através de um filtro a vácuo ou um filtro prensa, o caldo retirado volta para o processo (pois há sacarose nele contido) e atorta de é utilizada na lavoura para a adubação do solo.

Mel Final: mel obtido da massa cozida final destinado a fabricação de álcool. Trocando em miúdos é o açúcar que não se cristalizou.

Mosto: mistura de água, caldo clarificado e Mel Final. O mosto é o alimento das leveduras nas dornas de fermentação.

Xarope: caldo concentrado obtido através da operação de evaporação de parte da água contida no caldo misto

Fosfatos: a % de fosfato (P2O5) no caldo de cana é muito importante no processo de clarificação do mesmo e, consequentemente, na obtenção de açúcar branco. Ele participa das reações de floculação com a cal, adicionada no tratamento químico do caldo. É conveniente que os caldos tenham um teor de fósforo maior que 200 mg/litro. Quando apresentarem valores menores que este, deve-se dosar ácido fosfórico no processo de clarificação.

E é só...
É lógico que não foi colocado tudo aqui, mas conforme formos passando as etapas da fabricação, e for surgindo alguma coisa, eu coloco os significados.

Por enquanto é só, até o próximo post! 

Obs: próximo post veremos os tipos de caminhão que existe em uma usina. Não percam!

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