quarta-feira, 3 de novembro de 2010

TRANSPORTE

Eai pessoal, hoje veremos uma das áreas mais importantes do setor, aquele que fomenta toda essa massa, o setor que é o início de tudo: transporte.

Antigamente, Usinas tinham hábito de ter em sua planta um local de armazenamento de matéria prima, contudo hoje, depois de alguns estudos, descobriu-se que com o armazenamento da matéria prima pode-se acarretar uma série de fatores que podem gerar a baixa produção. A cana armazenada no pátio ou barracão, fica exposta à uma série de microorganismos que podem fazer mal a essa matéria prima armazenada. Ou ainda, pode haver apenas uma parte dessa matéria contaminada, e na hora de armazenar, uma em contato com a outra, o microorganismo se manifesta, gerando uma baita dor de cabeça. Mas também não vamos radicalizar, afinal tudo depende do tempo de corte, e o tempo que essa cana está ali, armazenada.

Contudo, as novas usinas trocaram um barracão por uma coisa chamada Logística. Não se tem mais um local de armazenamento e sim uma logística bem estruturada que visa a matéria prima 24h dentro da usina sem parar. Ao invés de armazenar essa cana é tombada direto na mesa de alimentação.

Porém, uma usina que faz-se o uso de barracão ou pátio e mesmo assim não investe em logística pode ter um problema seríssimo de falta de cana.

Um aspecto importante dos sistemas logísticos é a forma de coordenar os processos de corte, carregamento e transporte de cana do campo até a área industrial, de maneira a suprir adequadamente a demanda necessária na área industrial. Os custos do corte, carregamento e transporte representam 30% do custo total de produção da cana, sendo que somente os gastos com transporte equivalem a 12% desse total.

Existe uma gama de caminhões que levam a matéria prima para a Usina. Romeo e Julieta, Bitrem, Rodotrem, Treminhão, Basculante, são alguns deles. Mas não podemos esquecer que o transporte não está só apenas ligado ao transporte de matéria prima à usina.Há ainda outros tipos de caminhão que levam o produto final (açúcar e álcool) e seus derivados (vinhaça, torta de filtro, bagaço quando em excedente, levedura seca, etc.) para o destino final.

Portanto toda essa gama de caminhões fomentam não só a indústria sucroalcooleira, mas também a petrolífera, afinal o combustível usado nos caminhões ainda é o Diesel. Mas esse conceito está mudando, graças a Deus! Vamos esperar os novos estudos para que o combustível mais limpo seja utilizado também, nesse setor.

Obrigado, e até o próximo tópico!

Nota: entraremos em uma usina e veremos algumas coisas que regem um laboratório de PCTS. Até o próximo post pessoal.

Um comentário:

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